Meningite: Entenda a doença

A meningite é uma infecção que causa a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus, fungos e bactérias, sendo a primeira a mais comum, e a última, a mais perigosa e letal. No Brasil, a mortalidade por meningites bacterianas, segundo especialistas, fica em torno de 20%. Além disso, dois a cada dez sobreviventes têm de conviver com sequelas, a exemplo de surdez, paralisia ou amputação de membros.
Pelo fato de afetar a região cerebral, a meningite dificulta o transporte de oxigênio e os sintomas iniciais como dor de cabeça e nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito, podem evoluir rapidamente para perda de sentidos, gangrena dos pés, pernas, braços e mãos.
A transmissão da meningite ocorre geralmente de pessoa para pessoa por meio de gotículas e secreções eliminadas pelo doente. Tendo em vista essa forma de transmissão, a meningite pode ser prevenida evitando-se grandes aglomerações e ambientes pouco ventilados. Na forma viral, também se destaca a transmissão fecal-oral.
A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações recomendam a vacina para todas as crianças a partir dos 3 meses de idade, adolescentes e adultos, dependendo do status vacinal prévio.
Veja mais

