• CENTROECO

Câncer de Próstata - segunda maior causa de morte pela doença em homens no Brasil


Segundo o INCA, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). No país, está por trás de 62 mil novos casos e 13 mil óbitos por ano. A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, responsável pela produção dos nutrientes e fluidos que constituem o esperma.

Os fatores de risco abrangem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, problemas hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, legumes e frutas), sedentarismo e excesso de peso.

Felizmente, quando a doença é detectada em fase inicial, a chance de cura ultrapassa os 90%.

Dois exames são essenciais para o diagnóstico: a dosagem no sangue do PSA e o toque retal.

É a biópsia que confirma ou não a existência do câncer, muitas vezes guiada por ultrassom via retal. O processo mais usado é a punção por agulha, um exame que dura cerca de 15 minutos, sob anestesia ou sedação. O médico também pode pedir uma Cintilografia Óssea, para verificar se o tumor atingiu os ossos, uma Tomografia para averiguar se o câncer alcançou os gânglios linfáticos da pelve ou ainda uma Ressonância Magnética para ver se o câncer atingiu as vesículas seminais e a bexiga. A ressonância também é fundamental no planejamento do tratamento.

Novembro é o mês de conscientização sobre o câncer de próstata. O diagnóstico precoce é o caminho para a cura!

RUA CASEMIRO DE ABREU , 192

CENTRO, NOVO HAMBURGO/RS

FALE CONOSCO

(51) 3065-9700

Wathsapp Centroeco

AGENDE PELO WHATSAPP

 (51) 99206-1312

AGENDAR EXAME

CLIQUE AQUI

© 2019. Centroeco - Diagnóstico por Imagem -  Todos os direitos reservados. Produzido por Pigé.

  • INSTAGRAM CENTROECO
  • FACEBOOK CENTROECO