• CENTROECO

A osteoporose e a densitometria óssea


A osteoporose é uma doença metabólica, desenvolvida por fator genético, hábitos, entre outros fatores. Atingindo principalmente mulheres após a menopausa, é uma doença silenciosa que no estágio avançado pode causar fraturas, principalmente no punho, coluna e bacia.


Como qualquer outro tecido do corpo, o osso é uma estrutura viva que precisa se manter saudável. A osteoporose ocorre quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente ou quando muito material dos ossos antigos é reabsorvido pelo corpo – em alguns casos pode ocorrer as duas coisas. Se os ossos não estão se renovando como deveriam, ficam cada vez mais fracos e finos, sujeitos a fraturas.

A densitometria óssea é o exame ideal para o diagnóstico da osteoporose e da osteopenia por detectar a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. É o método mais utilizado para avaliar a densidade mineral dos ossos da coluna lombar, da região próxima ao fêmur e do terço distal do rádio. Essas áreas são as que mais estão sujeitas ao risco de fraturas.

Esse método utiliza aparelhos que são rápidos e produzem uma baixa exposição à radiação – até 10 vezes menor que a exposição gerada por uma radiografia normal de tórax. É um teste rápido (dura cerca de cinco minutos) e indolor.



RUA CASEMIRO DE ABREU , 192

CENTRO, NOVO HAMBURGO/RS

FALE CONOSCO

(51) 3065-9700

Wathsapp Centroeco

AGENDE PELO WHATSAPP

 (51) 99206-1312

AGENDAR EXAME

CLIQUE AQUI

© 2019. Centroeco - Diagnóstico por Imagem -  Todos os direitos reservados. Produzido por Pigé.

  • INSTAGRAM CENTROECO
  • FACEBOOK CENTROECO